JornalismoLinguagemAtualidade

O Saber de Quem Faz

  • Entrevista com Gaudêncio Torquato

    Publicado por Carlos Chaparro em 25/02/2016

    Gaudêncio Torquato
    fala sobre a arte
    e a técnica do Artigo

    O jornalista, professor de jornalismo e cientista político Francisco Gaudêncio Torquato do Rego – que assina os seus artigos dominicais no Estadão como Gaudêncio Torquato – é um pensador político de referência. E não só pela lucidez das análises que faz da cena política brasileira, mas, também, pela clareza, pela elegância, pela fluência e pelo ritmo dos seus textos. Por tudo isso, mas principalmente por sua experiência de articulista, Gaudêncio Torquato é o entrevistado da semana na seção “O saber de Quem Faz”. Vejam o texto introdutório e o vídeo da entrevista.

     

    Ensinamentos
    de um articulista de referência

    O jornalista, professor de jornalismo e cientista político Francisco Gaudêncio Torquato do Rego – que assina os seus artigos dominicais no Estadão como Gaudêncio Torquato – é um pensador político de referência. E não só pela lucidez das análises que faz da cena política brasileira, mas, também, pela clareza, pela elegância, pela fluência e pelo ritmo dos seus textos.

    Ainda jovem, mas quando já era um repórter premiado (em1966, ganhou o Prêmio Esso de Informação Científica), Gaudêncio Torquato fez a escolha pela carreira acadêmica. Mas permaneceu com um pé na atividade e no mercado do jornalismo. E da simbiose entre o saber acadêmico e o aprendizado contínuo da experiência na prática jornalística levou-o a se tornar, em 1973, o primeiro doutor brasileiro em jornalismo empresarial.

    No desenvolvimento dos seus estudos na academia e do aprofundamento da sua especialização profissional em comunicação empresarial e organizacional, Torquato produziu, em 1983,uma notável tese de livre-docência, com a qual se tornou autor de uma das mais importantes teorias nesse campo da comunicação – a teoria que classifica a comunicação como um poder especifico nas organizações, por ele denominado de “Poder Expressivo”.

    Depois, enveredou pelo campo especializado do marketing político. Tornou-se consultor dos mais solicitados nesse campo, para o qual levou a metodologia científica da sua formação acadêmica. Ao mesmo tempo, fincou âncora no articulismo brasileiro. E como articulista semanal de O Estado de S. Paulo, analisando fatos e embates da jovem democracia brasileira, conquistou espaço e o prestígio próprios no debate público das idéias políticas.

    Por tudo isso, mas principalmente por sua experiência de articulista, Gaudêncio Torquato é o entrevistado da semana na seção “O saber de Quem Faz”.

    A entrevista, gravada em vídeo, foi editada em quatro blocos. E aí está, à disposição de quem quiser aprender com Gaudêncio Torquato alguns segredos da arte e da técnica do Artigo.

    PRIMEIRO BLOCO  – O articulismo no jornalismo brasileiro

    PERGUNTA: – Torquato, qual a importância do Artigo no jornalismo brasileiro de hoje?

    Animação em Flash


    SEGUNDO BLOCO – O Artigo como texto de elucidação

    PERGUNTA: – A meu ver, o Artigo cumpre hoje um papel relevante na função de elucidar que a sociedade cada vez mais reclama dos meios impressos. Você concorda com isso?

    Animação em Flash

    TERCEIRO BLOCO – O texto do Artigo

    PERGUNTA: – Qual o método para escrever um bom Artigo?

    Animação em Flash

    QUARTO BLOCO – A questão do estilo

    PERGUNTA – Que importância você atribui ao estilo?

    Animação em Flash

  • Técnica e estudo na arte de Silvestre

    Publicado por Carlos Chaparro em 25/02/2016

    Técnica e estudo
    na arte de Silvestre

    Silvestre Silva tem muito a ensinar. Repórter fotográfico com 35 anos de carreira, e depois de ter atuado em alguns dos principais veículos da imprensa brasileira, resolveu, ainda jovem, em 1982, seguir rumo próprio na reportagem fotográfica. Passou a ocupar a maior parte do seu tempo em viagens pelo território brasileiro, captando a beleza da vida que brota em plantas, flores, frutos e cores. Hoje, com vários livros publicados, é uma referência nacional como fotógrafo especializado em Botânica.
    Por tudo isso, vale a pena ver e ouvir Silvestre Silva, na entrevista gravada em vídeo.

     

    A paciência no diálogo com a natureza

    Silvestre Silva tem muito a ensinar. Repórter fotográfico com 35 anos de carreira, e depois de ter atuado em alguns dos principais veículos da imprensa brasileira, resolveu, ainda jovem, em 1982, seguir rumo próprio na reportagem fotográfica. Dedicou-se a projetos especializados de pesquisa, passando a atuar desde então no campo da Botânica, como repórter fotográfico e estudioso. Passou a ocupar a maior parte do seu tempo em viagens pelo território brasileiro, captando a beleza da vida que brota em plantas, flores, frutos e cores. Há 25 anos, percorre florestas, pomares, centros botânicos de pesquisa, laboratórios experimentais e até pequenas hortas e escondidos quintais, na busca de espécies e manifestações raras da vida vegetal.

    Não se limita, porém, a fotografar a flora brasileira. Agrega, a cada foto, a devida informação científica e cultural, e isso lhe exigiu tempo e disposição para estudar botânica e interagir com cientistas e instituições de pesquisa.

    Nas quase quatro décadas de busca e captação de imagens da flora brasileira, Silvestre acumulou um acervo especializado que talvez possa ser considerado o maior do Brasil, e também o mais diversificado e o mais rico de registros e flagrantes raros.

    Desse acervo saem imagens que difundem, pelo Brasil e no exterior, as riquezas e particularidades da flora brasileira. As fotos de Silvestre Silva ilustram ou são tema em inúmeras reportagens difundidas em todas as mídias, no Brasil e no exterior.

    Tornou-se também autor de livros – e a diversificação de títulos dá uma boa idéia da variedade e da riqueza do seu trabalho: Frutas Brasil Frutas; Frutas no Brasil; Árvores das Amazônia; Flores do Alimento; Cachaça; Uma alegre história brasileira; Raso da Catarina; Frutas Brasil Frutas IIMaravilhas do Brasil Frutas; e Ninhos de Aves Brasileiras (neste, como co-autor). Todos são hoje livros de referência.

    Por tudo isso, vale a pena ver e ouvir Silvestre Silva, na entrevista gravada em vídeo, e que a seguir é apresentada em três blocos.

    Arte e conhecimento de mãos dadas

    Pergunta –Qual o grande segredo do seu sucesso profissional?

    Animação em Flash

    A sabedoria da paciência

    Pergunta – Quais as virtudes indispensáveis ao fotógrafo que se queira dedicar ao campo da botânica?

    Animação em Flash

    Ler, ler, e olhar…

    Pergunta – Que conselho você daria ao jovem que decida escolher a carreira da fotografia jornalística ou artística?

    Animação em Flash

cursos

Curso de jornalismo – aula 1

Aula 1 - Fundamentos introdutórios

Mais vídeo aulas